O Memorial CRT tem por objetivos perpetuar, difundir e enaltecer, através de um acervo representativo, a história da extinta Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT), empresa-polo criada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que atuou de 1962 a 2000 com a sigla CRT.
O Memorial CRT é o resgate da história da Companhia Riograndense de Telecomunicações – CRT desde a sua criação por Leonel Brizola, implantada em 1962, a partir da nacionalização da CTN – Companhia Telefônica Nacional, empresa de capital norte-americano, até a sua privatização no ano de 1998.
O fato de a Associação dos Aposentados da CRT viabilizar a criação do Memorial CRT se dá em virtude dos laços culturais, afetivos e, sobretudo, sociais entre a Associação dos Aposentados da CRT e a extinta companhia estatal.
Constituem-se como objetivos precípuos do Memorial CRT:
Construir e manter uma política de preservação do patrimônio histórico-cultural da CRT;
Pesquisar, recuperar e organizar os dados relativos à memória institucional;
Organizar espaço de representação, física e virtual, das transformações da instituição, dentro de uma perspectiva histórica, contrastando realidades em diferentes períodos e contextos; registrar histórias sobre a evolução tecnológica e a formação de um acervo de memória oral;
Contribuir para a pesquisa histórica sobre a evolução tecnológica da telefonia em geral;
Levar ao conhecimento do público em geral fatos que engrandeceram a telefonia no Rio Grande do Sul através da CRT;
Ampliar e renovar o acervo permanentemente através da pesquisa de novos elementos, assim como pelo incentivo a doações.
Acesse o blog: http://memorialcrt.blogspot.com.br/
Veja a galeria de fotos do Memorial, clique aqui