A Associação dos Aposentados da CRT (AACRT) foi criada em 14 de dezembro de 1977 como um agente de congregação e defesa dos aposentados da recém-criada Fundação CRT. Na época, os primeiros aposentados pelo fundo de pensão, no mês de julho/1977, chegaram ao final do ano com a noticia de que não receberiam o 13º salário, pois não havia previsão de custeio para tanto. Este foi o marco inicial da luta pelos direitos dos assistidos da Companhia Riograndense de Telecomunicações – CRT, que a partir daí nunca mais parou.

O surgimento da AACRT se deu pelo movimento de um grupo de aposentados liderados por Alfeu Soares de Oliveira, que decidiram se organizar como uma associação para defender seus direitos nos segmentos previdenciários e de assistência social e, de uma maneira solidária, manter o contato entre os antigos colegas.

 

Um passo importante na história da entidade
No dia 24/09/94, no Cinema Vitória, em Porto Alegre, sob um grande risco ao futuro do fundo de pensão, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária da então Fundação dos Empregados da Companhia Riograndense de Telecomunicações – FCRT, quando os participantes decidiram aumentar a sua própria contribuição mensal para o plano de benefícios de 4,24% para 8,48%.
A Patrocinadora CRT também decidiu aumentar a contribuição patronal de 12% para 14% e, com isso, naquele momento foi estabelecido um acordo para a cobertura do déficit técnico atuarial e determinado o equilíbrio econômico e financeiro do nosso Fundo de Pensão, sendo, mais uma vez, garantida a continuidade da Fundação.

O Diretor Presidente da FCRT à época, Engº Jaime Souza De Marco, nomeado pelo Presidente da CRT, Doutor Luiz Carlos Tomazeli, acompanhado pelos demais membros da diretoria, Henrique Gil, Paulo Grécilo Trindade e Caio Fernandes Costa, foi um dos principais personagens desta luta, que culminou com a salvaguarda dos direitos concernentes ao Plano de Previdência Complementar Fechada dos telefônicos.

A Coordenação Geral da frente de luta foi o Presidente do SINTTEL, Carlos Alberto Gomes da Silva, que contou ainda com o suporte de Mario Ulbrich, Sinval Barreto Ayres, Ademir Monteiro Mota, Márcia Gomes de Souza respectivamente Presidentes da Associação dos Técnicos Científicos, Associação dos Técnicos de Grau Médio, Associação dos Empregados da Fundação CRT, alicerçado no meticuloso trabalho jurídico, presente e atuante do advogado Manoel Piterman, empregado da Fundação CRT, profissional capacitado, atilado e disposto, aliada a colaboração espontânea, operante e criativa de um Grupo de Empregados da CRT e da Fundação CRT entre quais cabe citar, Itibiriçá Machado, Jurandir Leite, Dulce Gonçalves, Newton Lehugeur, Adair Hailar da Silva, João Luis Laurino, Itamar Russo, Bruno Becker, entre outros.

Ainda nesta época encontrava-se presente no dia a dia na Fundação CRT o Diretor Fiscal, Doutor Clóvis Soares, nomeado pela Secretaria do Ministério da Previdência Social em outubro de 1993, em sua primeira designação, e repetida em 1994, diante da gravidade da situação econômica financeira Fundação CRT frente a seus compromissos futuros acordados formalmente com seus Participantes.

O êxito alcançado à época e a perdurar na íntegra até os dias de hoje, já transcorridos vinte e três anos, decorre do elenco de medidas administrativas técnicas e jurídicas então traçadas, aplicadas, analisadas e atualizadas segundo o respaldo diligente, ativo, perseverante e fiscalizador a cargo das Presidências do SINTTEL e da AACRT.

As vitórias colimadas para os coletivos alcançados são única e exclusivamente produtos de trabalho contumaz e permanente, enfrentando e convivendo com algumas inevitáveis situações, porém sempre envidando esforços para a manutenção dos direitos dos associados das duas entidades.
Méritos à Sra. Doutora Dilma Rousseff, Secretária de Estado que, através de suas tratativas junto à Procuradoria Geral do Estado objetivando a oficialização do incremento no valor da contribuição a cargo da CRT , chegou até o acolhimento do Parecer n° 10.435 da Doutora Lizete Maria Skrebsky registrando sua concordância: “na qualidade de Patrocinadora-Instituidora da Fundação CRT de participar na solução do déficit técnico apurado de suas obrigações estatutariamente assumidas com o plano de custeio em vigor.”

 

O papel da AACRT hoje
Congregar os aposentados e os pensionistas, prestar assistência aos seus associados, promover o bem-estar social e melhorias nas condições de vida de seus representados, com independência e autonomia.

A convivência e o respeito pelas diferenças tanto culturais, étnicas, de credos e religiões, assim como pelas condições etárias e de saúde mental dos sócios, é o que pauta a norma do bem viver dentro da Entidade.
Ontem, construímos juntos uma grande empresa de telecomunicações, a Companhia Riograndense de Telecomunicações, cultivando a paz, a liberdade e o convívio harmônico como numa família. 
Hoje, fazemos parte da Associação dos Aposentados da CRT, onde cada mulher e cada homem são aceitos e respeitados como cidadãos que participaram da construção deste Estado.

“Vale a pena apostar e acreditar na força da união que congrega movimentos, pessoas, povos e nações para o advento do florescimento de uma nova era de plenitude de vida!”

 

 

 Alfeu Soares de Oliveira – Presidente Fundador – de 14/12/1980 a 1984
 Severino Ribeiro Palma – Presidente de 1984 a 1988
 Itibiriçá Silva Machado – Presidente de 1988 a 1994
 Nelson Fulginiti Tellitu – Presidente de 1994 a 08/10/1995
 Alfredo G P Levorse – Presidente de 09/10/1995 a 21/05/1996
 Jaime Souza De Marco – Presidente de 21/05/1996 a 04/05/1998
 Bruno Gilberto Becker – Presidente de 04/05/1998 a 30/04/2002
 Roberto Marranghello Bossle – Presidente de 30/04/2002 a 29/04/2009
 Newton Lehugeur – Presidente desde 29/04/2009