Um dos principais desafios da associação é trazer os associados para as suas sedes (em Porto Alegre e nas Delegacias Regionais) como forma de afastá-los da tristeza e da solidão, sentimentos que os fazem abrir a guarda para as doenças oportunistas e, para tanto, oferece uma diversidade de oficinas musicais e ocupacionais, além de grupos de trabalho voluntário que ajudam as pessoas a melhorarem sua qualidade de vida e alegria de viver.
Dentre as oficinas disponíveis em Porto Alegre, algumas são subsidiadas e outras totalmente gratuitas. São elas: Artesanato, Cavaco, Culinária, Educação Financeira, Equilíbrio, Expressão Corporal, Reiki, Informática, Ioga, Pensamento, Percussão, Pilates, Pintura em Tela, Ritmos, Teclado, Violão.

Veja cada uma das oficinas, abaixo.

Artesanato

A aula de artesanato é a mais divertida terapia, pois, em meio a confecções de peças artesanais existe amizade, companheirismo, cumplicidade, consolo, alegria e tantos outros sentimentos que nos fazem querer estar juntas todas as segundas-feiras.artesanato Desde 2009, atua com a finalidade de trazer mais pessoas para o grupo, objetivando proporcionar o máximo de possibilidades para aprender e ensinar umas às outras as habilidades de cada uma ou até mesmo, somente ir na AACRT para conversar pelo simples prazer de sair de casa e estar juntos.

Alguns dos benefícios são: convívio social, desenvolvimento de habilidades manuais, aprendizado, desenvolvimento da criatividade, solidariedade, motivação e compartilhamento.


Facilitadora voluntária: Rosa Mello

Cavaco

A partir da necessidade da banda de possuir acompanhamento de cordas (violão e cavaco) a AACRT criou a oficina de cavaco, que hoje conta com cinco alunos em aulas semanais.


Professor facilitador: Everton

Circuito de Equilíbrio

A oficina de Equilíbrio consiste em posições diversas que exercitam o equilíbrio intercalando com posições de alongamento e trabalho de força muscular.  Os exercícios de força têm como objetivo reforço muscular e articular resultando melhora na postura. Para estes utilizamos halteres, faixas elásticas e bola.Equilibrio2
Benefícios desta prática: reforço muscular, melhora do equilíbrio, coordenação motora, estabilidade das articulações, melhoria do tempo de reação (prevenindo quedas e fraturas), sociabilização por ser uma aula coletiva.

"O Equilíbrio é definido como a habilidade de controlar a posição do corpo, quer a pessoa esteja parada, quer a pessoa esteja em movimento"
Professora facilitadora: Laura Tabal Pires

Expressão Corporal (ou Expressividade) - Busca exercitar os corpos numa perspectiva de desbloqueio motor, resgates de memórias corporais e jogo.Entre os benefícios estão o reestabelecimento da saúde física, emocional, psíquica e relacional.equilibrioCaracteriza-se como uma oficina prático/teórica que busca potencializar as capacidades do indivíduo para que esse possa expressar-se com maior habilidade e domínio do corpo na vida cotidiana.


Professor facilitador: Pedro Omar Delgado

Culinária

As aulas buscam orientar os alunos da oficina a partir de técnicas de culinária, novas receitas, harmonização de alimentos com bebidas, temperos e texturas de alimentos.Culinaria Estas instruções são desempenhadas com os alunos botando literalmente a mão na massa, pois as aulas são práticas, onde todos desempenham tarefas para confecção do cardápio combinado. Normalmente executamos uma entrada e um prato principal e algumas vezes sobremesa. O objetivo principal das aulas é aumentar o conhecimento do mundo da gastronomia onde buscamos as origens dos alimentos e a adequação dos cardápios a determinados eventos. Com certeza os que frequentam as aulas de culinária desenvolvem uma série de alternativas gastronômicas e um conhecimento mais qualificado sobre elaboração, truques e alternativas culinárias.


Facilitador voluntário: Paulo Renato Novo Moreira

 

Informática

A Oficina de Informática proporciona informação, oportuniza momentos de entretenimento, utilização do raciocínio de maneira tranquila, descompromissada e bem dosada, tonando-se assim, uma atividade prazerosa, em nosso cotidiano, que de alguma forma nos coloca no contexto do mundo moderno. informatica
A Oficina não possui um programa pré-estabelecido e não exige nenhum tipo de nivelamento de turma, uma vez que, as atividades são de caráter individual, pelo grau específico de interesse de cada um e não do âmbito coletivo.
As atividades são totalmente distintas e poderão ser repetidas tantas vezes quantas forem necessárias, para qualquer um dos interessados.


Facilitador voluntário: João Andr

Pensamento

Chamamos esse período de encontro, ao invés de aulas, porque a intenção é oportunizar a todos um diálogo em torno de um assunto que foi previamente proposto e aceito pelo grupo. Dessa forma todos tem a oportunidade de refletir e opinar a respeito dos conteúdos estudados. pensamentoAs matérias de estudo são obtidas em livros, reportagens de jornais, etc., e são selecionadas conforme sua maior relação com o nosso dia-a-dia.
Durante os encontros são utilizados os recursos audiovisuais do auditório da sede da associação como subsídio ao entendimento dos conteúdos.
O objetivo da oficina, além de proporcionar o convívio dos participantes do grupo, almeja o desenvolvimento da capacidade da compreensão da realidade dos principais temas do nosso cotidiano.

Facilitador voluntário: Sérgio Fontoura da Silva

Percussão

A fim de proporcionar aos sócios que fazem parte da Banda Musical da AACRT um melhor desempenho, a associação passou a oferecer a oficina de percussão. Esta oficina tem como objetivo desenvolver a prática de instrumentos de percussão para os aposentados da CRT, de forma individual e coletiva, através da execução de ritmos afro-brasileiros como samba e seus derivados, forró, baião, axé e outros, e ainda proporcionar aos alunos uma vivencia de cultura musical, ritmos e repertórios.

Professor facilitador: Bruno

Pilates

A aula de Pilates de solo é uma aula fácil, divertida e direcionada a cada um conforme a sua necessidade.
É uma técnica reconhecida para o tratamento e prevenção de problemas da coluna, utilizando baixo ou nenhum impacto, mas garantindo o condicionamento físico e/ou a reabilitação.
Os exercícios do método Pilates têm como objetivo principal fortalecer os músculos de forma geral, mas principalmente do abdômen, que ajuda a melhorar o equilíbrio e a força, estabilizando a coluna vertebral.
Uma das maiores vantagens e benefícios desse método, é que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade ou grupo especial.pilates
- Previne lesões; melhora a mobilidade; melhora a flexibilidade; melhora o equilíbrio; melhora da autoestima; melhora a qualidade de vida; melhora os reflexos; melhora a capacidade respiratória e cardiovascular; melhora a postura; contribui na manutenção e/ou aumento da densidade óssea; fortalece os músculos; diminui a depressão; alivia as dores e o stress.


Professora facilitadora: Aline Pereira dos Santos

Planejamento Financeiro

A oficina de Planejamento Financeiro tem por finalidade possibilitar que os participantes busquem uma aposentadoria mais feliz e tranquila dentro da sua atual realidade patrimonial e financeira. Também tem como missão possibilitar que os participantes gozem de mais liberdade financeira para desfrutar de todas as coisas boas da vida!
O programa tem como objetivos ensinar os participantes a controlar e planejar a sua vida financeira pessoal e mostra que é possível gerar uma renda financeira extra (passiva), através de aplicações seguras no mercado financeiro, ou como gerar uma renda extra (ativa) através do empreendedorismo na terceira idade – exemplo: comercialização de produtos artesanais ou prestação de serviços pessoais remunerados para a comunidade.
Nos encontros também se discute maneiras de desenvolver hábitos financeiros mais saudáveis, de gerar economia e, por consequência, criar uma poupança financeira através de um consumo consciente (gastos). Aprende-se a elaborar um orçamento de despesas e receitas, com metas financeiras pessoais de curto, médio e longo prazo plenamente viáveis.
Nesta oficina os associados ganham um espaço qualificado dentro da AACRT para discutir e analisar os seus problemas, necessidades, medos e preocupações financeiras pessoais.


Professor facilitador: Sérgio Millyus da Silva

Ritmos

A oficina de ritmos oferece uma aula com o propósito de se divertir, descobrir o corpo dançando, ativando a endorfina, serotonina, dopamina e oxitocina que são os hormônios do bem-estar e da felicidade.
O objetivo da aula é principalmente a diversão, interagir com outras pessoas e trabalhar o cérebro com as movimentações corporais, prevenindo doenças.ritmos Frequentar as aulas, além dos ganhos físicos, diminui o estresse, a ansiedade, o sentimento de solidão e os medos. Aumenta a autoconfiança, a segurança e o bem-estar.


Professor facilitador: Fábio Mees Alibio

 

 

 

Teclado

A oficina de teclado surgiu da demanda de alguns associados interessados em aprender um instrumento musical e passou a ser ministrada pelo maestro do Coral de Porto Alegre. Teve um ótimo resultado de lá para cá, aumentando a adesão.
Professor facilitador: Maestro Alberto Ricardo Gerst

Violão

Criada em 2013 por solicitação dos associados, a AACRT realiza a oficina de violão na sede, com a finalidade de realizar sonhos considerados impossíveis na terceira idade, como aprender a tocar um instrumento. A oficina, coordenada pelo Setor de Eventos, tem ensaios uma vez por semana.


Professor facilitador: Valdi

Yoga

Yoga é um método sistemático que visa à boa saúde física, mental e espiritual. As posturas são simples, mas muito profundas.yoga Durante toda a aula trabalhamos a ampliação da respiração, a consciência do corpo, o relaxamento, assim como a atenção plena no momento presente. Com a prática regular, aumenta-se a flexibilidade do corpo, o tônus muscular, a capacidade respiratória, o poder de concentração, a harmonia da mente e a paz interior. Agende uma aula experimental sem compromisso!


Professora facilitadora: Vera Lúcia Dias

 

 

 

 

 

Endereço

Rua: Dr. Ramiro D'Ávila, 176

Cep: 90620-050

Cidade: Porto Alegre - RS

Contato

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (51) 3076-2450